Grupo de Estudos Sobre Organização do Trabalho
Taylor e Gilbreth
Segundo Taylor, a Administração Científica consiste em grande parte parte em preparar e fazer executar a tarefa. Ou seja, o elemento mais importante do modelo de administração científica é a idéia de tarefa. A tarefa de cada operário deve ser completamente planejada pela direção que também deve garantir que ela seja bem realizada, o que se obtém:
(1)pela análise da tarefa;
(2)definição do melhores tempos, movimentos e ferramentas;
(3)padronização dos processos e operações;
(4)seleção e treinamento científico dos trabalhadores;
(5)planejamento e controle dos trabalhadores.
Taylor define como princípios da administração cientifica:
(1)reunir os conhecimentos tradicionais dos trabalhadores e reduzi-los a leis e fórmulas;
(2)substituir os métodos empíricos por métodos científicos;
(3)selecionar , treinar e aperfeiçoar os trabalhadores usando métodos científicos;
(4)articular todo o trabalho de acordo com princípios e métodos científicos;
(5)dividir eqüitativamente o trabalho e a responsabilidade entre a direção e os operários .
Garantido o resultado, o trabalhador deve ser bem recompensado financeiramente como um aumento de salário de no mínimo 30% , em média 60%, mas que não ultrapasse os 100%. As tarefas e processos devem ser padronizados de tal forma que o homem esteja completamente adaptado ao trabalho que deve transcorrer sem que a saúde do trabalhador seja prejudicada. O trabalho assim organizado deve garantir a saúde, a felicidade e prosperidade do trabalhador .
Um dos aspectos mais lembrados do trabalho de Taylor são os estudos de tempos e movimentos , que ele desenvolveu junto com outros pesquisadores, sendo Gilbreth um dos mais influentes. Os elementos originários do modelo de Gilbreth são os que se referem a:
-
identificar os trabalhadores mais hábeis ;
-
estudar o ciclo das operações elementares , movimentos e instrumentos ;
-
analisar os tempos e movimentos mais eficazes ;
-
eliminar todos os movimentos inúteis e de baixa eficácia ;
-
reunir os melhores tempos e movimentos no melhor ciclo e padronizar .
Apresenta-se abaixo um vídeo produzido pela equipe de Gilbreth, documentado, entre outros , os clássicos estudos de tempos e movimentos no carregamento manual de lingotes em uma siderúrgica, realizados por Taylor; nas operações de assentamento de tijolos, na construção civil; no desenvolvimento de equipamentos adaptados para Pessoas com Deficiência-PCD ; nos procedimentos cirúrgicos ; esportes e etc.
O Momento Histórico da Racionalização da tarefa e do cargo
O desenvolvimento dos estudos sobre organização do trabalho e da produção durante as últimas décadas do século XIX e início do século XX acontece em um contexto de forte expansão do capitalismo. Trata-se de um período de crescimento da acumulação de capital por meio do desenvolvimento da produção em escala, da abertura de novos campos de capital e das bases para o crescimento do sistema capitalista. um dos aspectos fundamentais dessa modificação na realidade social e das relações de trabalho foi o desenvolvimento da racionalização do trabalho e das práticas gerenciais.
Um dos principais expoentes dessa mudança foi F. W. Taylor , considerando um dos fundadores da Administração Científica. Conforme Braverman (1981), o modelo de análise do processo de trabalho característico da administração cientifica é baseado na passagem do monopólio do conhecimento acerca do processo produtivo do operário para a organização, conhecimento que será empregado por esta última para controlar cada fase da produção e sua forma de execução.
Os trabalhos de Taylor vêm de encontro com a necessidade da empresa definir para o trabalhador a maneira e o ritmo pelo qual o trabalho deveria ser desenvolvido tendo em vista a necessidade de expansão do capital. Antes advento da administração científica, a organização podia controlar o trabalho, porém, na prática, os gestores se restringiam à fixação de tarefas, com pouca interferência sobre a maneira de desempenhá-las. Com a racionalização do trabalho, como proposta pelos métodos tayloristas, essa dinâmica foi invertida e a empresa passou a efetuar o controle de modo concreto sobre a execução de toda atividade no trabalho.
A racionalização do trabalho proposta por Taylor baseava-se em um estudo profundo de todas as atividades relacionadas a um trabalho, na definição cientifica da melhor maneira de executar cada tarefa, na definição cientifica de cada tipo de ferramenta e outros insumos necessários, bem como os tempos de execução que eram estimados e diversos outros aspectos do trabalho permitindo o aprimoradamente do controle sobre a produção.
Abordagem da Racionalização da tarefa e do cargo
Visitas
